sábado, 5 de fevereiro de 2011

Paraiso Caribeño!

Los Roques é um dos lugares mais incríveis que já vi na vida.  Cayo de Água É a praia mais linda que já vi na vida.  É indescritível. As fotos saem todas lindas mas ver de perto é simplesmente…inexplicável!

Depois de vir de teco-teco que nao era pra 30 e sim 8 pessoas (na hora pensei nas VP's, nós oito viajando num teco-teco VIP) haha…
Dava um frio na barriga antes de voar mas era bem estável. Foi bemm tranquilo. E a vista bem legal, principalmente quando vai se aproximando do arquipélago e a água muda de tons de azul. Lindo!
Cheguei e fui dar uma passeada  pela ilha principal que é onde estão todas as pousadas. O "aeroporto" (se é que se pode chamar de aerporto!!) fica do lado da vilazinha, então a gente chega e vai a pé mesmo pras pousadinhas. Dá pra dar a volta em toda parte habitável da ilha em tipo, meia hora!

É tudo lindo, o por do sol é lindo.

O mar é lindo em qualquer hora! É tudo muito simples, ruazinhas de areia, posadinhas coloridas e simpáticas. Há uma população local de quase 2000 pessoas que são os pescadores, barqueiros, pessoas que trabalham nas pousadas, crianças.

O clima de Gran Roque é totalmente diferente do clima pesado de Maiquetia/Caracas.

Não é aquele clima de Venezuela de Chavez... e lá encontrei os venezuelanos felizes que eu procurava!

A tranquilidade reina naquele lugar. De noite fiquei na pracinha em frente a Posada. Tinha uns meninos jogando futebol, umas crianças brincando. Fiquei puxando papo com elas...

Caí no conto do pescador! haha....passou esse cara e cumprimentou, como praticamente todas as pessoas naquele lugar. De bem com a vida e felizes com a simplicidade que têm. Ele era um pescador esporitvo e me contou diversas histórias do lugar. De como começou, do porquê de tantos italianos... da população, da tranquilidade. Fui dar uma volta com ele pela ilha, ele me levou nuns lugares bonitos de se ver a noite e mostrou os barzicos na beira da praia.  Aí já eram umas 10 e meia e fui dormir porque o dia seguinte seria cheio!!

Conheci uns brasileiros da posada, um argentino muito gente boa, uma chinela, venezuelanos...italianos, um casal de Caracas que me ajudou bastante...enfim....viajar sozinho... é tudo de bom!

Os passeios por lá saem umas 9 e meia da manhã para as ilhas... e é tudo paradisíaco, lindo, perfeito...desde a cor da água, do céu, da natureza, temperatura da água, calor do sol com o guarda sol...é tudo muito bom.

Cayo de água é uma ilhazinha deserta, sem estrutura nenhuma e é quase 1 hora de Gran Roque. É linda e no meio do nada, sem quase ninguém.

Tem também um sendero de tortugas onde eles cuidam pra continuar mantendo a espécie...

e ilhas com barreiras de coral para fazer snorkling...

nadei o dia inteiro, de noite tinha peixinho da posada. Depois combinamos um agito na "balada com DJ" , que era um nativo com um ipod tocando musicas! Mas que estava diveritidíssimo!!! Fui com meu grupo sul americano (venezuelano, argentino, chilena e eu) e depois chegaram mais uns brasileiros e uns carinhas que moram la na Ilha e ficamos agitando até uma e meia da manhã... a balada acaba cedo porqueE o dia seguinte sempre promete praias lindas!!!

Fui a uma ilha mais proxima no dia seguinte, Francisky. Linda também, cada uma tem uma beleza diferente mas que não sai do azul... é engraçado que é tudo "meio igual" mas não dá pra cansar de olhar. Muito loco!

Peguei meu teco-teco de volta pra Maiquetia no fim do dia.... e olhar as ilhas ficando pra trás dá uma ambigua sensação de "dever cumprido" e "depressão pós Los Roques".

Chegando no aeroporto, uma confusão final pra despedida.... faltava 40 bolívares para taxa de saída do aeroporto (que só pode ser paga em bolivares) e eu não tinha mais um puto dólar pra cambiar...só tinha uma nota de 100 reais e eles nao tem troco...e o cambio é horrivel pro real. E 40 bolívares é tipo 10 dolares.

Surtei....já tava cansada, deprê de ir embora... fui mendigar na fila do check-in dos brasilieros...parecia uma louca tentando explicar o que aconteceu, nervosa... uns 3 me despacharam...deviam achar que eu tava querendo dar o golpe... sei la. Mas enfim, uma alma boa me ajudou! Um carioca que tava na fila e fico todo preocupado com meu desespero e me deu a porcaria dos 40 bolivares. Eu falei que pagaria pra ele logo que trocasse meus reais...

Mas ele ficou no aviao porque o vôo continou pro RIo.... eu queria pagar e tava desesperada e ele falou "se você ajudar alguém que precise um dia como eu te ajudei, eu fico feliz" ...e no fim não paguei ele. É tão emocionante encontrar pessoas que valem a pena ao redor do mundo!!!

O casal de Caracas também me ajudou um monte, me ajudaram a telefonar, me deram carona de um aeroporto pro outro (que era bem perto mas bem perigoso de ir a pé, sozinha). Sei lá, dá um sentimento muito louco e imenso de GRATIDÃO. Pelo que eu tenho, pela sorte que eu tenho das oportunidades e de cruzar com pessoas que valem a pena.

SALDO DA VIAGEM - 100 reais, 0 euros, 0 dolares, -muito no cartão de crédito, + muitas pessoas legais na minha vida, milhões de sorrisos, lembranças, experiências, imagens....que com tudo que gastei.... me sinto a pessoa mais rica do mundo!!!!!!

PRÓS DE VIAJAR SOZINHA - conhecer gente pra cacete, aprender a se virar, sentir a aventura de perto, não estar sozinha a maioria do tempo, fazer os próprios planos, fazer o que da na telha, vencer a barreira do medo de estar sozinha...

CONTRAS DE VIAJAR SOZINHA - Tostar as costas porque as vezes falta intimidade pra pedir pra alguém passar protetor pra você, mandar mal em algum plano por fata de orientação, desejar que todo mundo que você ama estivesse com voce, sai mais caro a maioria das vezes porque geralmente é mais facil em no minimo 2 (quarto de hotel por exemplo), tirar fotos é mais complicado porque se você quer sair nelas, tem que estar toda hora pedindo pra alguem tirar...mas muitas vezes alguém acaba oferecendo! :)

Bem é isso! :)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário